Blog

Mas, afinal, o que é blog?


Isso é tecnologia. Um vídeo pode ser adicionado ao seu blog e explicar aquilo que você não quer ou não pode escrever. E se você não souber fazer seu próprio vídeo, há muitos deles prontos no Youtube ou em outras plataformas esperando por você. Há até os vídeos que o ensinarão como fazê-lo e gratuitamente. A Internet é isso, tecnologia pura que dá acesso ao trabalho de milhares de pessoas do mundo todo que compartilham suas ideias, gostos, habilidades, um lugar onde tem tudo, ou quase tudo o que você precisa, desde que você saiba procurar.
O computador é uma ferramenta maravilhosa, mas, hoje em dia, sem o acesso à internet, é quase como uma máquina de datilogafia sofisticada. Você já se conectou alguma vez? As pessoas estão conectadas, com fio ou sem fio, seja através de computadores, iPhones e iPads, e querem se expressar, se comunicar e compartilhar (ideias, fotos, músicas etc.).
O celular inteligente, que também é máquina fotográfica, que também grava, toca músicas, passa vídeos, está conectado a tudo, inclusive às redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc), permitindo postagens e interação contínua com o mundo. Na verdade, um celular inteligente é um minicomputador. Chegamos, finalmente, à tecnologia móvel, uma revolução que mudou a rotina das pessoas, deixando de ser facilidade para se tornar necessidade. E isso é apenas o começo.
Ensinamos a digitar num desktop -- considerado um modelo ultrapassado, diante da mobilidade --, mas, hoje, já temos o touch screen, a tela sensível ao toque, e alguns aparelhos já respondem ao comando de voz. Portanto, trazer computadores e internet para a sala de aula não é trazer tecnologia para a Educação. O desafio é muito maior. É preciso estar preparado e aberto às novas tecnologias para estimular, manter a motivação e o entusiasmo do aluno, entretê-lo nessa nova linguagem, mostrar-lhe que há um novo mundo a ser explorado.

Observação Importante: As aulas são preparadas com softwares educacionais livres, que encontrei através de buscas no Google.
A imagem que ilustra este blog foi retirada de uma lição de Graça Boquet, "A Aula de Computação".