terça-feira, 19 de março de 2013

Reciclagem - Coleta seletiva

Em alguns lugares já é possível descartar o lixo nestas lixeiras coloridas, que separam o lixo em vidro (verde), papel (azul), plástico (vermelho) e metal (amarelo).


Enquanto isso não acontece em todos os lugares da nossa cidade, é importante que, em casa, separemos o lixo em duas categorias: orgânico e seco, atitude que ajudará os nossos coletores e o nosso meio ambiente. Preste atenção!



Todos somos responsáveis pelo que consumimos e descartamos. Como cada ser humano produz uma grande quantidade de lixo e lixo é altamente nocivo para o planeta e, consequentemente, para nós mesmos, a solução é a reciclagem. Reciclar é transformar para utilizar novamente. Para que a reciclagem aconteça de forma correta e eficiente, é preciso que separemos o lixo adequadamente.

Símbolo Internacional da Reciclagem
Lixo Orgânico (ou úmido): Orgânico é que tudo o que um dia esteve vivo, na forma animal ou vegetal. Sobras de alimento, assim como cascas de legumes e frutas, vão para o lixo orgânico e podem ser reaproveitadas, transformando-se em adubo e enriquecendo solos de plantações ou servindo de alimentos para outros animais.

Lixo Seco (ou inorgânico): Latas, garrafas *PET, vidros e papel são alguns exemplos de materiais inorgânicos que também podem ser reciclados. As latas podem se tornar novas latas, os vidros podem se transformar em novos vidros e as embalagens também podem produzir novas embalagens.
Lembre-se de lavar garrafas e latas antes de serem descartadas no lixo seco e de embrulhar as peças de vidro, para que o coletor não se machuque ao manuseá-las.

*PET (Politereftalato de Etileno) um polímero termoplástico. Em termos bem simples, é um plástico resistente que se destina a inúmeras finalidades.

Os materiais NÃO RECICLÁVEIS mais conhecidos são:
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.







Faça da coleta seletiva um hábito, assim retiramos menos materiais da natureza para fazer novos produtos, economizando água e energia e não poluindo o meio ambiente.

Agora, teste seus conhecimentos com o jogo da Coleta Seletiva.

Nenhum comentário: